26 maio 2009

Forró tem que ter sanfona, não guitarra!

Caros amigos admiradores e consumidores do autêntico forró pé de serra, estarei nas linhas abaixo mostrando minha verdadeira opinião sobre o ritmo "prostituto" chamado forró. Recebi alguns comentários sobre a grade do São João de Amargosa e resolvi escrever sobre o tema...

Eu gosto de forró pé de serra, baião, xote e algumas coisas do forró universitário, escuto com um certo limite forró eletrônico, quando estou bebendo com os amigos e afim de fazer uma bagunça, mas eu respeito e entendo que existam milhares de pessoas que acham forró pé de serra coisa de velho e careta, tenho que respeitar a diferencia do próximo.

Algumas pessoas reclamam da grade de Amargosa, mas sinceramente achei muito boa, pois não podemos monopolizar o São João, até porque o capitalismo chegou no interior também, as prefeituras querem dinheiro e quem irá levar este dinheiro é o combinado dos públicos de forró autêntico e forró eletrônico, se monopolizar não vai ter o público total e suficiente, mas infelizmente o povo do forró eletrônico paga muito mais do que o povo do pé de serra, o exemplo que o Piu-piu (festa fechada de camisa que já é tradição em Amargosa) este ano irá custar R$ 190 e terá só forró eletrônico e Axé (isso mesmo, axé) “vá pra pt que pariu”, axé no São João não, mas infelizmente terá, algumas pessoas viram que o São João pode virar carnaval e assim se aproveitam, o Piu-piu estará lotado como todos os anos antecessores, mesmo sem forró pé de serra e pior mesmo com o valor absurdo desses.

Agora sejamos sinceros, aqui em Salvador existem alguns clãs e grupos de forró autêntico que fazem forró em lugares fechados e que normalmente custa 3, 5 até 15 reais, e eu afirmo, nunca enche, sempre fica aquele meio termo de pessoas, mesmo sendo tão barato, ai pode vir alguém e dizer, mas ai é a qualidade da banda, nada disso, existem excelentes bandas como as que estou ouvindo neste momento, OS 3 Matutos, Os Cabras, Trio Meketrefe e outras que fazem um forró excelente, mas mesmo assim não enche como deveria e poderia.

Algumas pessoas reclamam que o prefeito deveria chamar Dominguinhos, Gernival Larceda dentre outros, mas às vezes essas bandas ou cantores não vêem mais por questões políticas ou logísticas do que por interesse do Prefeito, olhando para esta grade de Amargosa tenho certeza e brigo com quem quiser é uma grade excelente e até agora não vi nenhum interior da Bahia com atrações melhores, tem mais forró pé de serra do que eletrônico e sem contar que no PALCO 2 sempre tem Trios nordestinos cantando com muita qualidade e o ano passado e este ano terá a SALA DE REBOCO, casarão de barro bem escurinho que toca forró 24 h, isso mesmo 24 horas, então não podemos reclamar, ah mas o problema é porque as bandas são desconhecidas de muitos, galera que vai para Amargosa ou até quem não vai, procure conhecer bandas novas que tem qualidade igual ou superior as bandas antigas, o forró não é limitado a Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos, aliás eles próprios fizeram questão de expandir o ritmo para outras gerações, se não teremos Dominguinhos em Amargosa, tudo bem, mas teremos FLOR SERENA que é tão espetacular quanto o Dominguinhos, ah você não conhece, então deve conhecer e se conhecer dúvido que não vire fã de carteirinha.

Existem bandas como Chuchu Beleza, Flor Serena, Cangaia de Jegue, Santana e alguns outros que arrebentam quando o assunto é forró, e eles estaram lá mesclado com o forró eletrônico, eu particularmente aceito e acho correto este mix de estilos, apesar de odeiar forró eletrônico, mas o branco não vive sem o preto, nem o bem vive sem o mal é o equilíbrio, faça como eu, quando forró eletrônico começa a toca eu aproveito para ir me hidratar (licor delicioso) ou vou para Sala de Reboco dançar coladinho ou até mesmo passeiar no belíssimo bosque que abriga a festa de Amargosa com seu vilarejo reproduzindo a vida no interior, ver os artesanatos, animais em exposição, a igrejinha, tirar fotos e por ai vai.

Enfim quero deixar aberto o espaço para que todos falem com muito respeito a sua opinião e que os fãs do forró pé de serra deixe vivo esse ritmo que é capaz de manter nosso coração descompassado ao sentir o cheiro da moreninha em que estamos bem coladinho naquele passo miudinho de um delicioso xote.

3 comentários:

  1. Axé em festa de São João? Absurdo! Também não gosto de forró só com guitarra pois descaracteriza o forró completamente. Vira um "axerró". Mas fazer o quê se axé e forró eletrônico é a preferência da maioria... Devem ser todos universitários micareteiros que vão pra festa de São João mais pra pegar as menininhas do que pra dançar um pé de serra/xote/vaneirão delicioso. E como as micaretas do Nordeste são caríssimas, eles fazem o mesmo com a festa de São João.

    ResponderExcluir
  2. Pois é prato, uma pena mesmo, mas oh eu sou universitário e nem por isso curto esse tipo de festa aeiahiehaie

    mas assim aqui em salvador vi no rádio hoje que tem um deputado fazer um projeto para enviar para o congresso para excluir o axé do São João e assim manter a cultura popular brasileiria no nordeste.

    acho que não irá dar em nada!
    mas pelo menos esse tentou!

    ResponderExcluir
  3. A culpa não é minha nem sua, é do povo, pois cada vez mais estão surdos e sem capacidade de fazer críticas musicais, cada vez menos sabem a diferença de melodia e harmonia e por isso preferem escutar o que as rádios vomitam e amém! O importante é ter educação MUSICAL. Educação sempre é a palavra certa. Parabéns pela preocupação e continue divulgando nossa cultura musical pois assim como forró, outros gêneros precisam de um socorro. Poucos são os que conhecem, admiram e saboreiam este prato de conhecimento, a música brasileira.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no Blog Forró do Malassombro.