29 maio 2009

Ação do MPT pode proibir axé em festa junina

Segundo o procurador do MPT Manoel Jorge e Silva Neto, a inclusão do axé music nas festas ‘é clara transgressão ao patrimônio cultural’, aos festejos que expressam a cultura baiana e nordestina, de forma geral

Ação do MPT pode proibir axé em festa junina

O Ministério Público do Trabalho do estado entrou com ação nesta terça-feira (26) para proibir a apresentação de bandas e artistas vinculados ao axé music em festas de São João. O processo foi feito contra a Cabanas Produções e Eventos Ltda. e responsáveis parceiros na realização de eventos juninos, ‘para inibir a prestação de trabalho que redunde em ofensa ao patrimônio cultural’.

Segundo o procurador do MPT Manoel Jorge e Silva Neto, a inclusão do axé music nas festas ‘é clara transgressão ao patrimônio cultural’, aos festejos que expressam a cultura baiana e nordestina, de forma geral. O procurador cita como exemplo o evento junino ‘Forró do Bosque’, que divulga a participação de atrações musicais como Chiclete com Banana, Banda Eva e Timbalada.

‘O Carnaval e os músicos que o representam como expressão da cultura brasileira tem seu momento, e não devem atropelar as festas de São João, prejudicando autênticas manifestações juninas’, explica.

O MPT pede a proibição de contratarem bandas e músicos para o ‘Forró do Bosque’, ou qualquer outro evento junino realizado, organizado ou patrocinado pela empresa , que não esteja relacionada aos festejos juninos. O órgão também pede a proibição de executar qualquer música ou estilo musical que não esteja relacionada aos festejos juninos, ’sob pena de imediata interdição do evento’.

Retirado de : http://www.portalibahia.com.br/mapasjuninos/?p=875


5 comentários:

  1. Achei muito boa esta inciativa de proibir este tipo de atração em festas Juninas, isso é o que todos deveriam fazer e não deveriam aceitar também nehum tipo de banda de forró eletronico nas festas Juninas, os grupos e bandas de forró eletronico podem muito bem tocar o ano todo onde quiseram, mas deveriam pelomenos respeitar as festas Juninas e não fazer com que uma das maiores manifestações populares perdesse sua caracteristica principal que é receber atrações e grupos que cantam e tocam forró de raíz, o forró que para gente é o unico e sempre será, o unico e verdadeiro forró pé de serra

    ResponderExcluir
  2. Também acho que as bandas de axé e pagode deveriam ser eliminadas, temos que cuidar de nossas raízes e do patrimonio cultural que é o forró...

    ResponderExcluir
  3. o sao joao ta uma porcaria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. cadê a banda surpresa?????????????????????????

    ResponderExcluir
  5. A iniciativa do MPT é muito valida por que as bandas de axé tem seu espaço no carnaval e o forró no Sao Joao, essa mistura vai enfraquecendo as tradições e isso não pode acontecer... gosto do axé e respeito...mas as tradições devem ser respeitadas tb... tomara que o pedido do MPT tenha exito e realmente a proibição aconteça..

    Fernanda Sá

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no Blog Forró do Malassombro.